SAÚDE

diferencas-resfriado-gripe-comum-e-gripe

GRIPE COMUM

 

    A gripe comum é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus influenza, subdividido em 3 tipos: A, B e C, porém, apenas os tipos A e B têm relevância clínica em humanos. O vírus influenza apresenta altas taxas de mutação e o vírus influenza A, que infecta aves se adapta ocasionalmente aos humanos, apresenta maior variabilidade e possui subtipos como H1N1, H2N2 e H3N2 que são associados com maiores complicações.

    Os surtos de gripe são mais frequentes no inverno, mas diferente do que muitos pensam não é por causa do tempo frio e sim devido aos ambientes ficarem fechados e as pessoas mais próximas, o que facilita a disseminação do vírus.

    A gripe costuma ser confundida com outras doenças, principalmente com o resfriado. Apesar de serem patologias semelhantes, são causadas por agentes etiológicos diferentes, sendo o Rinovírus o mais comum no caso dos resfriados, que atinge as vias respiratórias altas e se manifesta de forma mais leve, com febre mais baixa, menos mal-estar, menos tosse e mais secreção no nariz, que resulta em mais espirros. A gripe, por sua vez, se apresenta de forma bem mais agressiva e costuma deixar o indivíduo infectado debilitado por alguns dias. Em geral, pegamos bem mais resfriados do que gripe.

 

Fonte: infoescola.com/doenças/gripe-comum

240819-uTbUsOQtPDd4H.jpg