ESTUDO BÍBLICO    

 

   

 

    No meu entender, a mensagem principal desse capítulo é: PERMANECER PARA FRUTIFICAR. Do verso um ao verso dez, encontramos DEZ vezes a palavra PERMANECER. Quem PERMANECE, dará fruto. Deus é poderoso para cuidar de uma árvore e fazê-la frutificar. Satanás, astuto como é, impede as pessoas de PERMANECEREM. Satanás, não se importa muito com alguém que vai aos cultos de vez em quando e não consegue PERMANECER; Satanás não quer que a pessoa seja constante, pois sendo constante, Deus agirá. Então, ele (Satanás) deixa as pessoas até serem religiosas e irem de vez em quando nos cultos (sem aliança e fidelidade); pois uma pessoa morna é melhor (para Satanás) do que uma pessoa fria.

    Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda” (Jo.15:1,2). Quem PERMANECE, dá fruto. E, quem dá fruto, será limpo (podado) pelo Senhor, para dar mais fruto ainda. Para dar fruto, precisa, todavia, suportar a poda (a disciplina) do Senhor. Muitos, não suportam serem tocados. “Porém, os filhos de belial serão lançados fora como espinhos, pois não podem ser tocados” (2Sm.23:6). Quem, todavia, NÃO dá fruto é cortado. “O machado está posto à raiz das árvores, toda árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada ao fogo” (Mt.3:10). “Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, a semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam” (Jo.15:6). Uma pessoa não dá fruto quando não permanece; ou seja, não ama a Deus, ama mais o mundo do que a Deus. Isso não quer dizer que quem dá fruto não peca, pelo contrário, às vezes, os pecadores dão mais frutos. Não é o caso de pecar ou não, pois todos pecam; é o caso de amar e permanecer. “...Quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto...” (Jo.15:5b).                     

     Ninguém faz força para dar fruto; o fruto é consequência de estar ligado à árvore. Deus nos escolheu e nos designou para dar fruto. "Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça" (Jo.15:16a).

     Quem PERMANECE, tem a presença (comunhão) de Deus e os seus pecados perdoados. “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós” (Jo.15:4a). “Se andarmos na luz como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1Jo.1:7). “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (Jo.15:3). Quem PERMANECE ouvindo a Palavra de Deus, é por ela purificado e adubado para frutificar. “...Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, também vós não o podeis dar, se não permanecerdes em mim” (Jo.15:4b).            Por mais que alguém se esforce não consegue dar fruto, o fruto é consequência de permanecer na videira; para permanecer sim, devemos nos esforçar, e muito. “...Sem mim, nada podeis fazer” (Jo.15:5b).         Ninguém dá fruto de si mesmo; somos apenas “galhos”; precisamos estar ligados na videira.

PERMANECER é amar a Deus sobre todas as pessoas e todas as coisas e amar os irmãos. “Pois, aquele que não ama a seu irmão a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (1Jo.4:20b). “Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor” (Jo.15:9). “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (Jo.15:12). Um ALERTA: Quem PERMANECE em Deus será odiado pelo mundo, “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro que a vós outros, me odiou a mim” (Jo.15:18). O mundo odiou a Jesus sem motivo, também nos odiará sem motivo. “Odiaram-me sem motivo” (Jo.15:25b). Se pertencemos e permanecemos em Deus, não somos do mundo, e o mundo não vai amar o que não é seu. “Se fosseis do mundo, o mundo amaria o que é seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia” (Jo.15:19).

 

Pr. Luís Henrique S. F. Carius

Ramá – Petrópolis

JOÃO 15

240819-uTbUsOQtPDd4H.jpg